Condomínio Fechado

O imóvel dos seus sonhos com preço de custo e sem juros.

Faça parte de um grupo condominial / condomínio fechado Orion e conquiste.

ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA

A Orion Engenharia escolhe o terreno, contrata o projeto arquitetônico, faz o estudo de viabilidade técnica e financeira;

Cria um grupo condominial ou condomínio fechado, atendendo à Lei 4.591/64 e outras inerentes;

O grupo contrata a Orion para administrar a construção do imóvel no Sistema Orion de Construção – SOC®, dentro dos Padrões Orion de Qualidade

Cada condômino, que adere ao grupo, paga uma taxa de adesão, que serve para custear intermediação imobiliária, parte dos custos de divulgação e outras despesas

Ao aderir ao grupo, o condômino se compromete com as parcelas mensais, as cotas intermediárias e quaisquer imprevistos na previsão orçamentária

O condômino é quem financia a obra, então ele deve comparecer, votar e fiscalizar o andamento através das reuniões e informativos enviados

Os valores são rateados conforme fatores de valoração do imóvel, levando em conta: área privativa, posição solar, andar, vista e ventilação

No final, as previsões de gastos acabam sendo aproximadamente 30% mais baratas que o mercado tradicional, além de não possuírem juros, pois as parcelas são reajustadas conforme o CUB, que é um ajuste muito menor

Quando acaba a obra e cada condômino recebe sua chave, além do rateio do saldo na conta (se houver), o imóvel está quitado.

10 motivos para participar de um Grupo Condominial administrado pela Orion

1

Custo final da unidade bem abaixo do seu valor de mercado.

2

Empreendimentos desenvolvidos a preço de custo.

3

Parcelamento contratual no qual o condômino adimplente não paga juros.

4

Atuação transparente, aberta a qualquer dos condôminos.

5

Satisfação plena dos clientes como meta primordial.

6

Flexibilidade e desconto para antecipar a quitação do bem.

7

Possibilidade de modificar o imóvel durante a obra.

8

Construção e acabamento com qualidade reconhecida.

9

Credibilidade e respeito no setor da construção civil.

10

Especializada em incorporações residenciais e comerciais.

Leia as dúvidas mais frequentes sobre o SOC®

O que é a construção de imóveis pelo sistema SOC® - Sistema Orion de Construção?

É o sistema adotado pela Orion Engenharia, na qual ela escolhe o terreno, contrata a elaboração do projeto arquitetônico, estuda a viabilidade técnica e financeira do empreendimento e, de conformidade com a Lei 4.591/64 e outras inerentes, forma o grupo de pessoas físicas e/ou jurídicas, denominado de condomínio. Este então contrata a Orion para executar a construção por administração a preço de custo.

E os recursos financeiros da construção?

O aporte financeiro da construção é feito exclusivamente pelos integrantes do grupo condominial, de acordo com a planilha financeira individual de cada unidade e com o cronograma físico da obra.

Como participar do grupo condominial?

Ao assinar o Termo de Adesão o aderente se credencia a participar do grupo.

Como é formado o grupo condominial?

Quando o número de aderentes ao condomínio que assinarem o Termo de Adesão, chegar a 80% das unidades disponibilizadas para a formação do grupo.

O que é taxa de adesão?

Ao assinar o Termo de Adesão, o aderente ao condomínio assume a responsabilidade pelo pagamento das cotas condominiais que constam da planilha financeira de sua unidade e da taxa de adesão.

A taxa de adesão serve como parte de quitação do imóvel?

Não, o valor da taxa não está incluído no custo da construção. Tem como finalidade cobrir as despesas com intermediação imobiliária, parte dos custos de divulgação dentre outras.

Como a gente sabe quanto vai pagar e em que prazo?

Mediante a elaboração da previsão orçamentária e do prazo estabelecido para a construção, é apresentada ao aderente no ato da assinatura do Termo de Adesão, a planilha financeira de para a sua unidade do empreendimento onde constam os valores e as datas respectivas para os pagamentos.

Como é calculado o custo de cada unidade condominial?

Elaborada a previsão orçamentária global da obra, dentro do prazo de construção estabelecido, as unidades que suportam a construção absorvendo proporcionalmente os custos de cada unidade de acordo com a sua fração diluída de rateio.

Que fatores interferem no custo da unidade?

O tamanho, a localização (posição em relação ao sol, à rua, ao vento predominante) e o andar, são fatores preponderantes a se considerar, ao calcular a fração diluída de rateio dos custos referente àquela unidade.

Quais as condições mínimas para fazer parte do grupo?

Ter capacidade financeira para suportar os pagamentos estabelecidos nas previsões orçamentárias destinados à sua unidade durante o período da construção. Ser fiel cumpridor das obrigações contratuais pactuadas com os demais integrantes do grupo e com a construtora.

Qual a forma e a periodicidade do pagamento das cotas condominiais?

A forma é através de boleto bancário, a periodicidade é mensal de acordo com a planilha financeira referente à unidade, podendo haver cotas intermediárias com periodicidade de acordo com o fluxo de caixa do empreendimento.

Como as parcelas são reajustadas?

Para manter o equilíbrio financeiro do empreendimento, e de seu planejamento orçamentário, a construtora atualiza as parcelas vincendas mensalmente pela variação do CUB-Sinduscon-es (Custo Unitário Básico) divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo, índice que melhor traduz a realidade das variações de preços dos principais materiais e serviços utilizados na construção.

Quais as obrigações da Orion na construção de um empreendimento pelo sistema SOC®?

Administrar, gerenciar e executar a construção seguindo as recomendações de projeto, normas, especificações, previsões orçamentárias, prazos e, ao final, ratificar as garantias e responsabilidades estabelecidas em lei, principalmente aquelas relacionadas à assistência técnica no pós-obra.

Como os condôminos acompanham o uso dos recursos?

Bimestralmente a construtora envia a prestação de contas (receitas e despesas) aos condôminos e à Comissão de Representantes do condomínio, e disponibiliza em seu escritório todos os documentos para qualquer condômino que queira analisar e tirar dúvidas em questões relativas ao seu empreendimento.

Qual a principal vantagem de ter um apartamento ou sala pelo sistema SOC® ?

Nesse sistema o custo final da construção do apartamento ou sala fica bem abaixo do valor quando se adquire por outro sistema.

O interessado pode propor pagar de forma diferente?

Sim, desde que, aceita pelo grupo, a proposta seja no período da construção, não comprometa o fluxo de caixa do condomínio e não prejudique o cronograma físico financeiro da obra.

Como é feito o aporte de recursos pelos condôminos?

Os condôminos depositam os valores de acordo com as suas respectivas planilhas financeiras em uma conta bancária aberta especificamente para esse empreendimento.

Quem administra os recursos do condomínio?

É a construtora que presta contas dos movimentos realizados diretamente à Comissão de Representantes.

O condômino sabe quanto vai pagar?

Como a obra é realizada sob o regime de condomínio com administração a preço de custo, este poderá sofrer pequena variação ao longo do período da obra que dura em média quatro anos, e condições adversas podem acontecer, além de melhorias no próprio empreendimento aprovadas de comum acordo com todos os condôminos.

Qual o risco do valor final ultrapassar muito do previsto?

O risco é pequeno, pois a experiência adquirida ao longo de mais de trinta e seis anos nessa atividade, faz com que a Orion trabalhe com índices próprios de produção e de produtividade. As composições de custos detalhadas e criteriosas diminuem o risco.

Como é solucionada a inadimplência de algum condômino?

A construtora procura junto com o condômino resolver sua inadimplência. Caso persista, ela transfere a unidade para outro interessado, ou, a própria construtora usa seu caixa para cobrir o déficit, sob a forma de empréstimo, ficando a unidade do inadimplente como garantia.

Há algum tipo de punição para a inadimplência de algum condômino?

Sim, cobrança de juros de mora de 1% ao mês e multa de 10% sobre o valor devido, revertidos para o caixa do condomínio.

Como são acertadas as modificações autorizadas?

O valor orçado pela construtora e aprovado pelo condômino será movimentado rigorosamente pelo caixa do condomínio, fazendo as compensações de crédito pelo não executado e débito pelo acréscimo, incidindo o percentual de Custo Técnico e Indireto da Modificado (%CTIM) e a taxa de administração que ficará a crédito da construtora.
Solicite o Guia de Modificação da Construtora para maiores esclarecimentos.

Preciso esperar a entrega para fazer modificações no imóvel?

Não. Porém o condômino só poderá fazer modificações no período da construção, desde que obedeça aos prazos estabelecidos e siga as orientações e exigências previstas no Guia de Modificações da Construtora.

Cadastre-se e receba nossas novidades

cub 0,44

Mês de Referência: Novembro | 2018